sábado, 14 de janeiro de 2017

Metáfora visual

Minha Classe memorável

Visão como professara mediadora
- A situação problema – inicio do ano: turma de 3º ano, com 36 alunos, sendo 6 com laudos (2 TDAH, 2 autismo, DM e um com deficiência auditiva) – 21 alunos não alfabetizados.
- decisão – trabalhar com Aprendizagem Baseada por Projeto
- Metodologia:
1º - a turma foi dividida em grupos (garantindo-se que amenos um aluno fosse alfabetizado);
2º - cada grupo elencou três temas de interesse para ser investigado;
3º - após discussão no grupo, verificação do acervo da biblioteca sobre os temas e realização de uma defesa do tema, cada grupo fechou em apenas um tema a ser pesquisado;
4º - Cada grupo tinha que cumprir um programa pré estabelecido pela professora, que incluía: pesquisa bibliográfica (realizada no acervo da biblioteca ou da professora), pesquisa na internet realizada no lab de informática da escola, debate no pequeno grupo, elaboração de relatório (com imagens, escrita, vídeo e legendas), apresentação para o grupo grande, revisão do trabalho a partir da mediação da professora.
O destaque do trabalho foi a forma como os alunos se organizavam para realizar o trabalho. O grupo não precisava realizar o trabalho em sala, contudo, todos os integrantes do grupo deveriam estar juntos o tempo todo.  
Apesar do trabalho ser em grupo, em alguns momentos os alunos deveriam realizar trabalhos individuais, como os relatórios (alunos não alfabetizados deveriam relatar em vídeos e imagens), posteriormente os resultados eram unidos e organizados por todo o grupo.
As dúvidas acerca do conteúdo era primeiro discutido com o grupo e em segundo momento com a professora que realizava a mediação.
A avaliação foi realizada pelo próprio grupo, pelo grupo grande (classe) e pela professora, tendo em vista cada fase do projeto (pesquisa, elaboração, resultado e apresentação final);
O produto final foi apresentado a escola toda no pátio da instituição.
Considero que a inovação foi à metodologia usada para realização da pesquisa, tendo o aluno como protagonista da construção de seu conhecimento. Olhar para o tema pela perspectiva do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário