Metáfora visual
Minha Classe memorável
Visão como professara mediadora
- A situação problema – inicio do ano: turma de 3º ano, com
36 alunos, sendo 6 com laudos (2 TDAH, 2 autismo, DM e um com deficiência auditiva)
– 21 alunos não alfabetizados.
- decisão – trabalhar com Aprendizagem Baseada por Projeto
- Metodologia:
1º - a turma foi dividida em grupos (garantindo-se que amenos
um aluno fosse alfabetizado);
2º - cada grupo elencou três temas de interesse para ser
investigado;
3º - após discussão no grupo, verificação do acervo da
biblioteca sobre os temas e realização de uma defesa do tema, cada grupo fechou
em apenas um tema a ser pesquisado;
4º - Cada grupo tinha que cumprir um programa pré
estabelecido pela professora, que incluía: pesquisa bibliográfica (realizada no
acervo da biblioteca ou da professora), pesquisa na internet realizada no lab
de informática da escola, debate no pequeno grupo, elaboração de relatório (com
imagens, escrita, vídeo e legendas), apresentação para o grupo grande, revisão
do trabalho a partir da mediação da professora.
O destaque do trabalho foi a forma como os alunos se
organizavam para realizar o trabalho. O grupo não precisava realizar o trabalho
em sala, contudo, todos os integrantes do grupo deveriam estar juntos o tempo
todo.
Apesar do trabalho ser em grupo, em alguns momentos os
alunos deveriam realizar trabalhos individuais, como os relatórios (alunos não
alfabetizados deveriam relatar em vídeos e imagens), posteriormente os
resultados eram unidos e organizados por todo o grupo.
As dúvidas acerca do conteúdo era primeiro discutido com o
grupo e em segundo momento com a professora que realizava a mediação.
A avaliação foi realizada pelo próprio grupo, pelo grupo
grande (classe) e pela professora, tendo em vista cada fase do projeto
(pesquisa, elaboração, resultado e apresentação final);
O produto final foi apresentado a escola toda no pátio da
instituição.
Considero que a
inovação foi à metodologia usada para realização da pesquisa, tendo o aluno
como protagonista da construção de seu conhecimento. Olhar para o tema pela
perspectiva do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário